LHC

O Large Hadron Collider (LHC) é o maior acelerador de partículas já feito pelo homem e atualmente em funcionamento. Ele não é o único acelerador em atividade, existem outros importantes aceleradores, como o Tevatron do Fermilab, que ainda contribuem para a pesquisa da física de partículas. No entanto o LHC é o maior e mais poderoso dentre os aceleradores.

Localizado na fronteira franco-suíça, o LHC é uma máquina projetada e construída pela Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN-European Organization for Nuclear Research). Foi no CERN que ao dia 04/07/2012 anunciou-se a descoberta do Bóson de Higgs.

O LHC é a aposta para grandes descobertas na área de física de partículas, pois as altas energias geradas nas colisões extrapolam quaisquer faixas energéticas onde atuam os outros aceleradores, permitindo que novos dados sejam obtidos e, portanto, mais pesquisa seja feita. O Tevatron (acelerador mais poderoso antes do LHC entrar em atividade) funciona com feixes energéticos chegando ao máximo em 1TeV, enquanto que o LHC já funcionou na faixa dos 14TeV de energia no centro de massa da colisão.

top